Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Aqueduto da Águas Livres - Crimes urbanisticos à solta em Portugal - 1.

Aqueduto das Águas Livres, Séc. XVIII, Museu da Cidade, Lisboa

Actual estado envolvente do Aqueduto das Águas Livres

O Aqueduto das Águas Livres, hoje desactivado, foi mandado construir pelo Rei D. João V, a fim de fornecer água a Lisboa, de acordo com o projecto de Manuel da Maia, tendo abastecido a cidade a partir de 1748. Com 14 Km de extensão desde a nascente principal e diversos aquedutos subsidiários e de distribuição, com um total de 58 Km, abastecia uma rede de chafarizes na cidade. O Aqueduto possui, na sua parte mais monumental, um conjunto de 35 arcos, de autoria de Custódio Vieira, sobre o Vale de Alcântara, onde se destaca o maior arco em pedra de vão do mundo, com 65 m de altura e 32 m de abertura.
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, tem nos últimos anos sofrido atentados impossiveis de acreditar. Desde troços de estradas que lhe amputam partes , até à aberrante construção que se premitio nos últimos 30 anos construir à volta da arcaria principal, já de tudo este fabuloso aqueduto viu acontecer. Somos um país pobre, que vive substancialmente do turismo, que não tem assim tanto para apresentar e lança neste desgoverno arquitectónico a envolvente desta obra ímpar? É incrível. Se não se fizer nada a geração dos nossos filhos e netos, terão muito de que se orgulhar. Tenhamos vergonha.
Este é o primeiro de uma série de artigos sobre este tema que tenciono com a vossa ajuda publicar. Colaborem denunciando. Escrevam para o e-mail deste blog: jorge.santossilva@clix.pt que publicarei.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esses grandes e autenticos mamarrachos que foram construídos à partir dos anos 50, só há uma coisa à fazer, destruição completa e dar as pessoas que ai moram melhores condições dignas de um ser humano.