Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

domingo, 18 de novembro de 2007

Assine esta petição - Monumento nacional em risco de desabar

A degradação ameaça fazer ruir as igrejas geminadas de Santo António e São Francisco, em Aveiro, únicas no país e monumento nacional.
A Associação de Defesa do Património da Região de Aveiro (ADERAV) já alertou que a degradação do imóvel está a atingir níveis irreversíveis, e lançou uma petição a defender a sua recuperação, que tem como principal subscritor o duque de Bragança.
O problema é conhecido do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), mas tarda a preservação e os telhados só ainda não desabaram porque dois benfeitores se vão aventurando nas alturas, a colmatar as brechas maiores por onde a chuva entra.
Os templos e anexos pertencem à Venerável Ordem Terceira de São Francisco, instituição secular mais vocacionada para a salvação das almas do que de pedras e talhas, cuja idade e pobreza não lhe deixam «forças e cabedais» para fazer mais do que pequenos arranjos.
Alguns dos azulejos aguentam-se milagrosamente suspensos por fita-cola, perante o olhar atónito de um dos querubins do altar-mor.
A todo o comprimento da sacristia de Santo António, tida como o principal tesouro do conjunto, estende-se um arcaz restaurado, em contraste com a ruína dos tectos apainelados, onde bolores apagam pinturas de penitentes e evocações sobrenaturais.
Para assinar a petição, abrir a página abaixo.

Sem comentários: