Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Exposição Hermitage no Palácio da Ajuda

DE PEDRO O GRANDE A NICOLAU II

Organizada cronologicamente, a exposição abre com a evocação do reinado de Pedro o Grande, fundador de S. Petersburgo e responsável pela europeização da corte russa.
Nesse processo avulta o reinado de Elisabeth, filha de Pedro I, verdadeiro apogeu do iluminismo e do gosto rococó na Rússia.
O apogeu do Império Russo é atingido sob o reinado de Catarina II, princesa de origem alemã que alcançou o trono russo após a destituição do seu marido, o Czar Pedro II. Acompanhando a viragem para o gosto neoclássico europeu, aumentam as importações de notáveis obras de arte que viriam a dar início ao célebre museu de S. Petersburgo.
Do período de Alexandre I, apresenta-se a reconstituição de uma mesa de recepção no Palácio Imperial, com a baixela encomendada pela corte russa a J. Thomire, de Paris, ao gosto Império.
Dos reinados centrais do século XIX – Nicolau I, Alexandre II e Alexandre III – apresentam-se grandes acontecimentos, aos espaços do Palácio de Inverno ou a personagens destacadas nos campos militar, político ou das artes, assim como por trajo da época associado a mobiliário e por excelentes exemplares de cerâmica.
Para ilustrar o trágico reinado de Nicolau II, com que a dinastia terminou, derrubada por uma revolução republicana, são apresentadas peças ligadas ao cerimonial de corte, como o trono, a fabulosa jóia desenhada por Fabergé para a Exposição Universal de Paris com as insígnias imperiais, e várias peças intimistas directamente ligadas a Nicolau, a Alexandra, ao Czarevitch Alexei e às suas irmãs tal como um sofá onde a familia real foi fotografada pouco antes de ser morta.
A última secção da exposição é dedicada a deslumbrantes vistas panorâmicas de S. Petersburgo e a retratos de personalidades da cultura russa que nela viveram ao longo de pouco mais de dois séculos.

Sem comentários: