Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Cimeira UE-África: Presidência portuguesa confirma convite ao Zimbabwe

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, anunciou hoje que a presidência portuguesa vai enviar, na próxima semana, convites "a todos os países" da União Europeia e da União Africana para estarem presentes na Cimeira UE-África, incluindo o Zimbabwe do Presidente Robert Mugabe.
Questionado sobre a presença de Mugabe na cimeira de Dezembro, o MNE do Gana, afirmou que o Zimbabwe "é um país da UA" e por isso "vai receber o convite".
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, já fez saber que não participará na cimeira se Mugabe vier a Lisboa, admitindo que Londres poderá não se fazer representar a nenhum nível. A República Checa e a Dinamarca também se opõem à presença de Mugabe – alvo de sanções por parte da UE por violação dos direitos humanos e repressão da oposição.
Acho fantástico que Portugal que detém a presidência da União Europeia deixe passar uma oportunidade destas para de uma vez por todas manifestar o seu repúdio pelas permanentes e atrozes violações aos direitos humanos no Zimbabwe. Ou não me deverei admirar tanto já que o mesmo Portugal se recusou a receber o Dalai Lama tão somente para não ficar mal visto pela China, país que ao que sabemos também não os cumpre?
A nossa politica externa que teima em ter por Norte o agradar a todos, desta vez foi contra Inglaterra, até que enfim, não tivessem eles desta razão. Não acertamos uma.
E já agora deviamos mesmo ir mail longe, arredando também da cimeira o Sudão e a presença de Omar al-Bachir, já que esta irá traduzir-se numa legitimação das atrocidades que o regime de Cartum continua a levar a cabo na província do Darfur.
Com "terroristas" não se dialóga.

Sem comentários: