Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Petição sobre o Museu dos Coches

Petição on-line "Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!"

Com a projectada transferência do Museu Nacional dos Coches para um novo edifício a construir ao lado, nas Oficinas Gerais de Material do Exercito, bem como a transferência do espólio que constitui o Museu Nacional de Arqueologia, dos Jerónimos, para a Cordoaria Nacional, urge travar de imediato tais propósitos, Assim e sendo algo que é de todos, e para que todos possam exercer o seu direito a dizer NÃO, surgiu uma Petição on-line (link abaixo), que convidamos a que assinem.

Para assinar a petição clique aqui:

http://www.gopetition.com/petitions/salvem-o-museu-dos-coches.html


Exmos. Senhores,

Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva

Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jaime Gama

Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa

O Museu Nacional dos Coches sendo de génese monárquica foi com a República que adquiriu o carácter de organização museológica, transformando-se na instituição fundadora da museologia portuguesa, de carácter nacional e com projecção internacional.

O valor artístico do espaço (antigo Picadeiro Real), a raridade da sua colecção (considerada universalmente como a mais notável no seu género, com especial destaque para os três coches monumentais da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI, construídos em Roma em 1716 e únicos no mundo, bem como o raro exemplar de coche de viagem de Filipe II, construído em Espanha – Século XVI- XVII – e um dos modelos de coche mais antigos de que há conhecimento), e o sistema desenvolvido de exposição desta última, correlacionando-a com imagens e pinturas de época, garantiram-lhe a reputação europeia sem precedentes na história dos museus portugueses e na própria evolução da museologia, através de uma orientação estratégica pioneira pautada por princípios europeus modernos, criando um ambiente de exigência e trabalho de que os próprios republicanos se orgulhavam.

O projecto entretanto surgido para a construção de um novo Museu dos Coches pretende esvaziar o actual edifício e transferir a colecção para um novo espaço a construir, onde se erguem agora as Oficinas Gerais de Material de Engenharia, que serão demolidas. Não pondo em causa a qualidade do projecto de arquitectura, estima-se, no entanto, que este projecto terá um custo actual estimado de 31,5 milhões de euros.

Considerando a actual magnitude internacional do Museu Nacional dos Coches, que é o museu mais visitado de Portugal, muito significativamente por estrangeiros a quem não será indiferente a dignidade e o ambiente do espaço actual de notável valor formal e de antiguidade. Note-se que não é por acaso que em São Petersburgo se optou recentemente pela colocação de um espólio similar no antigo picadeiro real;

Considerando que o actual edifício do Museu, por imperativos técnicos e artísticos (vide, pareceres técnicos de finais dos anos 90), está impossibilitado de acolher a Escola Portuguesa de Arte Equestre, temendo-se, portanto, caso avance o projecto de novo museu, a sua subutilização;

Considerando que o projecto do novo museu não afecta somente o Museu Nacional dos Coches, mas antes constitui um verdadeiro 'terramoto' de efeito ricochete na museologia nacional, pois implicará a obrigação de deslocar os serviços do antigo IPA (actual IGESPAR) da arqueologia subaquática, do depósito de arqueologia industrial, para a Cordoaria Nacional e, por esta via, uma eventual transferência do Museu Nacional de Arqueologia para a mesma Cordoaria, que é Monumento Nacional desde 1996 (DL 2/96, DR 56, de 06-03-1996);

Considerando que a lei obriga a que uma intervenção num Monumento Nacional, como é o caso da Cordoaria Nacional, se fundamente num projecto de conservação e restauro e permita a salvaguarda dos seus valores arquitectónicos e técnicos integrados, não permitindo que se faça uma mera adaptação como parece ser o caso, o que pré-figuraria uma atitude de vandalismo de Estado;

Considerando, portanto, que o projecto em curso se nos afigura completamente desnecessário e impede que as verbas respectivas sejam aplicadas em projectos culturais de verdadeiro interesse público urgente (ex. renovação dos outros museus nacionais sediados em Lisboa, recuperação dos MN em perigo de desclassificação pela UNESCO, qualificação da Cordoaria Nacional, como monumento técnico significativo da actividade marítima portuguesa, etc.);

Os abaixo-assinados requerem a Vossas Excelências uma intervenção rápida no sentido de travar o projecto em curso do novo museu dos coches, garantindo assim a manutenção, nos espaços actuais, do Museu Nacional dos Coches e do Museu Nacional de Arqueologia e a conservação da integridade física e técnica original da Cordoaria, enquanto monumento nacional de interesse internacional.

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Jorge Santos Silva, Fernando Jorge, Luís Marques da Silva e Renato Grazina

4 comentários:

Raul Nobre disse...

Quando vemos as fotografias do local para onde pretenderiam levar os coches, nem queremos acreditar que isto seja possível!!! Será que está tudo louco? Felizmente que se fez o 25 de Abril. Mas se for preciso faremos outro. Isto não pode continuar.

Lesma Morta disse...

Então e o que queriuam fazer no Largo do Rato? Um predio enorme mesmo de frente para a praça que me obrigou a lançar uma petição publica, juntar 5000 assinaturas, entrega-la em audiencia na Assembleia da Republica e tudo so para travar estes despropósitos. felizmente esse consegui agora este do Museu aínda não são favas contadas.

Raul Nobre disse...

Eu só há poucos dias tomei conhecimento do seu blogue assim como do cidadanialx. Já há muito tempo que comentava com alguns amigos que era preciso fotografar e tornar públicos os verdadeiros crimes cometidos impunemente contra esta nossa Lisboa. Afinal já há muito tempo que vocês tinham tomado essa iniciativa e de forma exemplar. Nem imagino o trabalho que isto representa. Todos nós vos estamos profundamente agradecidos. O que não posso fazer é ler e ver aquelas fotos antes de me deitar, porque senão já não consigo dormir. Tenho um grande contacto com a Suécia e volta e meia também tenho por cá alguns amigos suecos (dia 28 vou ter aqui 3 casais suecos que vêm em passeio). Fazem ideia da minha dificuldade ao andar com eles por Lisboa para não passar vergonhas? Já me tem acontecido cada uma que nem lhes passa pela cabeça. Aqui há tempos houve uns que me perguntaram para que eram aqueles pilaretes na borda dos passeios. Quando lhes expliquei que eram para os carros não poderem estacionar sobre os passeios, perguntaram-me se não era mais simples fazer uma lei a proibir esse tipo de estacionamento. etc. etc

Lesma Morta disse...

Caríssimo Raul

É com gosto que leio as suas intervenções sempre oportunas. Por isso mesmo gostaria de o convidar a ser membro de pleno direito do Fórum Cidadania Lx onde poderá expor de uma forma mais visível todos os assuntos que nos preocupam e têm a ver com a cidade. Para tal preencha o formulário em

http://cidadanialx.tripod.com/aderindo.html

Abraços

Jorge