Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

S.O.S. Sé de Lisboa vítima de vandalismo de Estado






Nas fotos acima poderá verificar-se a dimensão dos blocos retirados da parede e substituídos por "forras" de pedra com 1,5cm de espessura, bujardadas a pico fino com borda.


Exmo. Senhor Ministro da Cultura
Dr. José Pinto Ribeiro

C.c Director-Regional de LVT
C.c. Presidente do IGESPAR
C.c. Presidente da CML
C.c. Presidente da AML
C.c. Presidente da Junta de Freguesia da Sé


Vimos por este meio apresentar a V.Exa. o nosso protesto veemente por uma situação que consideramos grave e escandalosa, seriamente lesiva de um Monumento Nacional, e que pré-figura mais uma acção de vandalismo de Estado, uma vez que, ao que apurámos, é da exclusiva e inteira responsabilidade da Direcção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e, portanto, desse Ministério.

Trata-se de uma intervenção de "restauro" que está a ser feita na pedra antiga junto ao portão Norte da Sé de Lisboa, sendo que anexamos fotos e breve descritivo em
http://cidadanialx.blogspot.com/2009/10/obras-de-restauro-na-se-de-lisboa.html#comments .

Antes deste protesto, consultámos o IGESPAR que nos garantiu desconhecer a situação, e a própria DRC-LVT que nos pediu que denunciássemos o caso para o seu próprio endereço de email, o que já fizemos, naturalmente.

A menos que se trate de uma intervenção justificável e reversível a breve trecho, consideramos que este episódio é sintomático sobre o estado de coisas relativamente ao património arquitectónico do país, e do entendimento que dele fazem os poderes públicos.

Já não bastava o efeito da poluição e o vandalismo anónimo que continuamente atentam contra o nosso património, para que sejam agora os próprios responsáveis pela conservação dos Monumentos Nacionais a adulterá-los.

Finalmente, e em jeito de rodapé, não podemos deixar de dar conta da nossa preocupação em relação a um projecto de intervenção profunda na mesma Sé, projecto esse a ser elaborado neste momento pelos serviços da mesma DRC-LVT, o qual, à semelhança do Terreiro do Paço, se prepara para ser anunciado à população como um facto consumado. É preciso que este projecto seja divulgado quanto antes!


Melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado, António Branco Almeida, Pedro Gomes, António Sérgio Rosa de Carvalho e Jorge Santos Silva

8 comentários:

Raul Nobre disse...

Em nome de todos os portugueses o nosso muito obrigado aos sinatários desta exposição.

Raul Nobre disse...

Leia-se "signatários"

com senso disse...

Também eu só posso dar os meus parabéns e manifestar o meu agradecimento a quem teve a vontade e o espirito cívico de denunciar publicamente e a quem de direito a aberração que se estava cometer.

Daniel C.da Silva disse...

Inteiramente de acordo, mas porque não fazer uma reclamação abrangente on-line à guisa do que se faz com a petição do museu dos coches e outros?

Um abraço, Jorge

Lesma Morta disse...

Meus amigos

No âmbito do Fórum Cidadania Lx de que faço parte e de onde partiu este protesto, já obtivemos resultados. Os obras foram ontem suspensas

Jorge Santos Silva

Daniel C.da Silva disse...

Olá amigo

Não sabes como me sinto FRANCAMENTE CONGRATULADO. É um AVANÇO IMENSO. OBRIGADO A TI, AO LUIS E DEMAIS COLEGAS DESTA NOBILÍSSIMA ASSOCIAÇÃO.

Abraço grande

Daniel

João Roque disse...

Há causas pelas quais vale a pena lutar...

César Patrício disse...

que medo.... isto não é normal....vindo do Estado é muito grave...