Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Terreiro do Paço - Sobre notícia do Público de 26.07.09

Recebido por e-mail sobre noticia publicada abaixo.
Jorge,

Acabo de ler no PÚBLICO um artigo sobre o Terreiro do Paço, subscrito por ti e outros colaboradores do blog CIDADANIA.LX.

Estou completamente de acordo convosco, tão só pela simples razão de que são sérios nos argumentos e apontam as tropelias que se pretende realizar numa das mais belas praças da Europa.

Basta consultar um bom dicionário, como o “Grande Dicionário da Língua Portuguesa”, de José Pedro Machado, Sociedade da Língua Portuguesa, Amigos do Livro Editores, 1981, e ver a seguinte entrada:

· Restaurar – Recuperar, restabelecer em bom estado, colocar na sua primeira posição, reintegrar, elevar no seu antigo esplendor, reparar, consertar, pôr em bom estado.

Será preciso mais, para percebermos o que deve ser feito no Terreiro do Paço?

Não está em causa, nem deverá estar, refazer ou adaptar a Praça aos padrões do século XXI. Estamos perante um monumento nacional, construído no século XVIII, integrado no conjunto da reconstrução de uma capital arrasada por um terramoto, que foi classificado como sendo digno de figurar como Património da Humanidade.

Não precisamos de inovações! Basta recuperar a dignidade inicial, limpando, pintando, refazendo cantarias degradadas e recuperar danos causados ao longo dos anos, por incúria ou ignorância. Os registos gráficos existentes permitem, seguramente, recuperar a traça original.

Deixem-se, pois, de habilidades e “rodriguinhos” tontos, só para dar visibilidade a artistas actuais que, se forem bons, poderão dar largas às suas qualidades noutras zonas da cidade. Até poderão ganhar prémios com obras originais…

Respeitem o Património e os cidadãos, que deverão lutar por legar às gerações futuras as obras históricas do passado. Exijam que os órgãos do Estado, incluindo os órgãos de soberania, se pronunciem sobre estes casos. Os monumentos nacionais não deverão ser danificados com a cumplicidade do Estado.

Abraços

José Honorato Ferreira

3 comentários:

Rabisco disse...

Existe uma falta de respeito enorme por tudo aquilo que no fundo é de todos nós...
Se o que querem é criar então existem tantos e bons terrenos por aí para o fazerem...
Candidatos a artistas não faltam!

Abraço grande

Lesma Morta disse...

Muito obrigado meu amigo pela participação. Estou plenamente de acordo.

João Roque disse...

Outro dia passei por lá e estive a ver aqueles painéis que contam, de certa forma a história de tão bela praça; tanta coisa foi feita ao longo dos anos e tão pouca coisa boa foi feita...
Mas há uma imagem, que penso não estar lá, mas que recordo tão bem: quando a praça era um imenso parque de estacionamento a afogar o D.José, um perfeito horror....
Abraço.