Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Plano para o Parque Mayer vai abri-lo à cidade

«Operação urbanística. No Verão a proposta de Plano de Pormenor para o Parque Mayer e edifícios da Universidade de Lisboa na Rua da Escola Politécnica deverá entrar em fase de discussão pública. Ontem a sua elaboração foi aprovada pelo executivo municipal. Oposição questionou a viabilidade financeira O tempo começou a contar. Ontem a Câmara de Lisboa aprovou os termos de referência (as linhas com que o arquitecto se cose) para a elaboração do Plano de Pormenor do Parque Mayer. Manuel Aires Mateus, o arquitecto vencedor do concurso de ideias promovido no ano passado pela autarquia da capital, tem agora 180 dias para elaborar uma proposta preliminar e posteriormente o plano de pormenor na sua versão definitiva. "Vamos abrir o Parque Mayer à cidade", disse ao DN. [...]»

O Ódeon, Foto retirada de Catedral 2004

- Ora bem, quanto ao Parque Mayer é preciso dizer de uma vez por todas que salvo o Capitólio, primeira obra Modernista em Portugal, da autoria de Luis Cristino da Silva e classificado como de Interesse Publico, o resto é tudo lixo. Está por entender o porquê de tanto interesse na área quando nada fazem do Ódeon esse sim um brilhante exemplar cujos herdeiros não se entendem e enquanto isso se vai degradando sob o olhar inoperante da CML.

JSS

3 comentários:

com senso disse...

Concordo em absoluto com o seu texto.
Dói ver o estado a que um edificio como o Odeon chegou.
É igualmente verdade que tanto o ABC, como o Maria Vitória, como o Variedades são peças sem qualquer interesse a não ser o afectivo para alguns dos artistas que lá trabalharam dezenas de anos.

Não conheço o projecto do aquitecto que irá redesenhar o Parque Mayer, mas se o objectivo for manter aqueles 3 Teatros, vai-se estar a preservar lixo.

Lesma Morta disse...

Obrigado pela participação. Agrada-me ver qua há mais gente lúcida aqui pela blogosfera. E já agora parabéns pelo seu blog. Muito bom.

inesmarto disse...

Peço desculpa mas não posso concordar com que se chame "lixo" ao Maria Vitória e ao ABC!
Nomes como Ivone Silva, Simone de Oliveira, Raúl Solnado, Eugénio Salvador e muitos outros fazem parte da história daqueles teatros!
Podem não ter uma estrutura imponente com uma arquitectura rebuscada bla bla bla mas as pessoas vão ao Parque para ver Teatro! Obras arquitectónicas temos o Mosteiro dos Jerónimos e outras! É certo que uma boa aparência ajuda, mas deixar de se preocupar em recuperar os Teatros só por se tratar de edifícios comuns, na minha opinião e com todo o respeito pela sua, é um perfeito disparate! Os melhores cumprimentos...