Salvem O Museu dos Coches Petição

Salvem O Museu dos Coches Petição
Petição: Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Viva o Bairro Alto - Petição contra o encerramento do bares ás 2 da manhã

Foto de: arrastao.weblog.com.pt

Texto da Petição denominada Viva o Bairro Alto

“Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,

Somos frequentadores, moradores e comerciantes do Bairro Alto, e estamos visivelmente satisfeitos com as decisões tomadas por V.Exa. relativas à limpeza das ruas deste bairro típico da cidade e à promoção da segurança nessas mesmas ruas.

Contudo, de forma alguma podemos concordar com a limitação do horário de funcionamento dos bares até às 2 horas da manhã.

O Bairro Alto, principalmente desde a chegada do Metropolitano à estação da Baixa-Chiado, tem-se tornado o espaço nocturno por excelência de Lisboa. Não só devido a esse facto, mas porque muitos e muitos cidadãos preferem aquelas ruas, aquele espaço, toda uma envolvência que o torna o espaço ideal da cidade para estar à vontade com os amigos, um espaço de alegria e diversão como nenhum outro, decididamente insubstituível.

É, para além disso, a zona de diversão nocturna mais procurada pelos estrangeiros que visitam Lisboa, onde podem jantar numa zona tão típica e também divertir-se. Um encerramento dos bares às 2 horas vai proceder a um corte abrupto na tão animada vida nocturna do Bairro Alto.

Os frequentadores dos bares, na sua grande maioria, não estão interessados em dirigir-se a qualquer discoteca, dentro ou fora do Bairro. A muitos não lhes agrada qualquer outra zona da cidade para sair à noite. Aliás, a grande maioria das outras zonas de diversão nocturna, ou mesmo todas, estão ocupadas por espaços de filosofia totalmente diferente.

Não é também por acaso que moradores e comerciantes não concordam com tal medida. Os moradores sabem que muito do seu ganha-pão provém da actividade hoteleira ali exercida. E que a consequência prática da imposição desse horário de encerramento será inevitavelmente a perda brutal de receitas, transferidas para outras zonas da cidade ou mesmo para os hipermercados, pois se calhar muita gente passará a optar por festas em casa...

Por outro lado, essa medida é totalmente contraditória com o recente estabelecimento, através do Governo e da Carris, do serviço shuttle a ligar o Bairro Alto a Belém entre as 22.00 e as 5.00, bem como com o reforço da Rede da Madrugada nas noites de fim-de-semana e vésperas de feriado para intervalos de 30 minutos, medidas essas que representam um substancial incentivo ao uso do transporte público e à não utilização de automóvel para saídas nocturnas, e que como tal são sem dúvida merecedoras dos maiores elogios.

Não podemos deixar de ter em conta que o Bairro Alto é a zona de diversão nocturna mais bem situada da cidade em termos de transportes públicos, não só pela estação de metro Baixa-Chiado e pelos autocarros, designadamente o 202, como também por se encontrar muito próximo dos Restauradores, Rossio e Cais do Sodré. E não será certamente por acaso que a Carris escolheu o Cais do Sodré para terminal da grande maioria das carreiras da Rede da Madrugada.

Por fim, queremos alertar para os problemas de segurança que podem vir a verificar-se por consequência do novo horário. Não só uma saída em massa de pessoas à mesma hora de uma mesma zona pode causar problemas a vários níveis, designadamente por a possibilidade de ocorrência de rixas aumentar substancialmente (o que não acontece com o horário actual, atentas as características da zona, que leva a que as pessoas vão saindo aos poucos), como a diminuição do número de pessoas presentes pode levar a que certas áreas se tornem apenas frequentadas por indivíduos cuja presença em quase exclusivo se torne intimidadora para a generalidade dos cidadãos, facto que prejudicará em última análise e acima de tudo os comerciantes.

Por isso, Sr. Presidente, apelamos a que o horário de abertura dos bares no Bairro Alto se mantenha até às 4 horas, sendo que tal horário, como é certamente do seu conhecimento, apenas se efectiva aos fins-de-semana, pois durante a semana os bares fecham não depois das 2 horas.

Viva o Bairro Alto! “

A isto remataria a titulo pessoal com o exemplo do que aconteceu na Ilha de Tavira em que Macário Correia, depois do encerramento dos bares mais cedo, se viu a braços com o inicio da prática do botellón (prática de compra de bebida em supermercados e consumo posterior na rua) com consequências imprevisíveis ao nível da criminalidade, devido ao fecho dos locais.

Para assinar: http://www.petitiononline.com/bairalto/petition.html

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenham juízo e deixem as pessoas dormir! imagino o que é viver naquelas casas...

Anónimo disse...

Quem foi para lá morar entretanto já sabia ao que ia, e não tem o direito de exigir a mudança de características do local.

Os moradores mais antigos, pelo contrário, estão solidários com os comerciantes !

Lesma Morta disse...

Numa altura em que motivado pela cada vez mais tardia hora de saída dos empregos, em que cada vez se sai mais tarde para jantar, onde é comum abandonar o restaurante por volta da meia noite ou mais, passa a ser com esta medida, inútil a ida até ao Bairro (como é chamado pela rapaziada), tomar um copo. Com uma decisão destas, a CML vai acabar com o local nocturno lisboeta mais conhecido internacionalmente e arrasar com o comércio local que a 90% se dedica à actividade nocturna. Quem não entende isto, ou nunca lá foi ou está completamente a leste.
Quanto ao Sr. Presidente da CML, se impuser esta lei com os custos que enumerei, não se esqueça também de actualizar a hora de pagamento dos parquímetros já que os aumentaram para meter mais algum ao bolso da edilidade aproveitando-se dessa mesma rapaziada que agora querem deitar mais cedo ou transferi-la para outros lugares.
Sorte as Docas e outros locais cujos bares têm licença para estar abertos até as 4. Azar os comerciantes do Bairro Alto que andam ao sabor da disposição com que acordam os autarcas desta nossa terra.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

Aos poucos vão matando Lisboa...As cidades verdadeiramente cosmopolitas devem ser vividas de dia e de noite. A noite do bairro alto não surgiu de um dia para o outro, tem história e tradição, é um ponto chave que define a personalidade única de Lisboa. Talvez a cidade não passe de uma aldeia grande, uma vila provinciana..igual a tantas outras por esse país fora. Ninguém é obrigadi a habitar o bairro, quem não está bem muda-se, é simples e não doi..
Não matem Lisboa, dexem-na viver e ser vivida.

Anónimo disse...

anonimo disse o bairro alto ja era quem dis bam dos bares porque nao passao sem as drogas quando quizer uma passa vou ao bairro alto os bares deviao sair todos de la um Abarço

Anónimo disse...

Olhem que podemos ficar contentes, em certos países os bares fecham à 1 da manhã.